segunda-feira, 20 de julho de 2009

you don't want to be with me

FILME - A PROPOSTA - ANNE FLETCHER- meu problema com esse filme começa no título. a proposta não quer dizer nada, já que, em português, uma pessoa pede outra em casamento, e não propõe. dito isso, gostaria muito de saber que tipo de pessoa faz a adaptação de títulos de filmes estrangeiros para o português. pessoalmente, gostaria muito de um trabalho desses e, pelo que parece, não se exige lá muita coisa dos candidatos à vaga. por motivos óbvios, imagino (e torço para) que não seja a mesma pessoa que faz a tradução em si.

mas falando do filme: o roteiro de a proposta não é exatamente original. algo como o diabo veste prada meets qualquer comédia romântica. mas confesso que me diverti, em parte porque precisava dar uma pausa nos filmes deprimentes e em parte porque a personagem da sandra bullock é uma editora, então a história é trazida para um universo com o qual eu posso me identificar. ao que parece, eu mesma sou muito exigente quando responsável pelo trabalho de outra pessoa.

mesmo assim, uma coisa me incomodou nesse filme, que não é excepcionalmente engraçado ou bonito: não dá pra acreditar que o personagem do ryan reynolds tenha se apaixonado pelo da sandra bullock. ok, que isso tenha acontecido com ela, a gente até acredita, porque se trata de uma pessoa completamente sozinha. mas porque ele teria interesse nela é uma parte da história que esqueceram de contar. parece que assumiram que o público já sabia o que ia acontecer e que seria perda de tempo explicitar isso na tela.

uma outra dúvida: eu gosto ou não do ryan reynolds? ainda não consegui decidir qual é a dele. em três vezes amor (bom filme) eu estava muito perto do "gosto", mas aí veio wolverine e estragou tudo.

por último, já que estamos falando de comédias românticas, fico no aguardo de 500 days of summer, com a zooey deschanel (o guia do mochileiro das galáxias e sim, senhor), que parece ser aquela comédia romântica do ano que sai do medíocre.

Um comentário:

  1. o ryan reynolds não me convence, ele tem cara de boneco!
    e o show da cat power, hein, nada a declarar?

    ResponderExcluir