terça-feira, 1 de dezembro de 2009

então agora deveríamos impedir que eles morram?

LIVRO - OS MONSTROS - DAVE EGGERS - desde que vi o trailer de onde vivem os monstros, estou desesperada para assistir ao filme. como não dá para saber quando vai estrear no brasil, com todos os cinemas ocupados em passar o mesmo filme no mesmo horário, comecei a apelar para a literatura. primeiro tentei comprar o livro do maurice sendak na feira da usp, mas a cosac não leva lançamentos. tive que me contentar então com esse os monstros, espécie de novelização do filme escrita por dave eggers. minha animação ao ler a versão de um autor tão elogiado para essa história devia ter terminado quando tive a seguinte conversa com uma amiga:

eu: comprei os monstros, do eggers.
ela: ai, tentei ler uma comovente obra de espantoso talento e desisti no meio
eu: e eu tentei ler o que é o quê e desisti no meio.
ela: dave eggers - "dizem que ele é mto bom, mas nunca cheguei ao final"

não que os monstros seja ruim. só não é nada de mais. talvez a culpa não seja do autor, mas do esgotamento de histórias para adultos narradas por crianças. eu achava esses livros e filmes originais e sensíveis há alguns anos, mas não tive paciência com o menino do pijama listrado, menino de lugar nenhum (ok, não insisti muito nesse último) e outros meninos que surgiram nos últimos tempos.

mas é preciso apontar que os os monstros que dão título ao livro são muito carismáticos. não passam de crianças que não sabem bem o que é certo e errado, ou como lidar com seus problemas e medos. e há alguns pontos com que é impossível não se identificar, como quando o professor de max conta para a classe que o sol um dia vai morrer. me lembro claramente do meu professor de física tendo que se explicar depois de uma aula assim, dizendo que não podíamos surtar com esse tipo de coisa.

enfim, continuo no aguardo do filme. os elementos necessários para algo fantástico estão todos lá. e meu passado com spike jonze é mais animador que meu passado com eggers.

Um comentário:

  1. fazemos assim...te empresto o do sendak e tu me empresta o msp50...topa?
    bjo

    ResponderExcluir