terça-feira, 21 de julho de 2009

how grand it must be to be the chosen one

FILME - HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE - DAVID YATES - a série harry potter já teve dois grandes diretores: alfonso cuarón (harry potter e o prisioneiro de azskaban) e mike newell (harry potter e o cálice de fogo). os dois foram amplamente elogiados por fãs e crítica. por isso, a permanência do rodízio de diretores deu a entender que, para dar maior fòlego a uma série bastante longa, haveria um novo profissional a cada episódio. qual não foi a surpresa então quando david yates, completo desconhecido e responsável pelo filme mais fraco da série (harry potter e a ordem da fênix), foi mantido não apenas para o sexto filme, mas para os dois que se seguiriam a ele?

por esse motivo, eu já esperava muito pouco do filme que estreia agora. quando as críticas começaram a sair e a única positiva (e bastante entusiasmada) foi a da isabela boscov, da veja, fiquei ainda mais segura do que encontraria. e foi isso mesmo. o filme não é ruim. mas sou completamente indiferente a ele. você senta, assiste e, quando vai embora, esquece. não vai querer assistir de novo, não vai esperar desesperadamente pelo dvd, não vai ficar rememorando passagens na cabeça antes de dormir (ou será que só eu que faço isso?). não existe um desenvolvimento de personagem ou de trama e, para ser sincera, não vou nem esperar pelos últimos filmes, mesmo que acabe indo assisti-los.

e a verdade é: quem se importa? a qualidade dos filmes de harry potter a essa altura não influi mais em sua bilheteria. é algo como o que aconteceu com wolverine no brasil. pode ser péssimo, mas é um sucesso de bilheteria. um filme hoje não precisa mais ser bom nem como cinemão (como os primeiros guerra nas estrelas, indiana jones e o atual jornada nas estrelas). é só ter marca.

só pra não dizer que sou incapaz de apontar algo de positivo nesse harry potter, jim broadbent, que recebeu um oscar por iris está ótimo como um ao mesmo tempo bonachão e condenável professor slughorn. só é uma pena que ele tenha que contracenar com o daniel radcliffe...

Um comentário:

  1. Aiai, Li, nunca comentei nada aqui e vou comentar logo... sobre o Harry Potter.
    Não sou fã da série (li um livro e vi uns 2 ou 3 filmes, sei lá, são meio iguais), e fui obrigado a assistir (sério). Pior, como eu tava meio indiferente, cheguei meio perto do horário e acabei sentando na terceira fileira (tá bom, tentei atrasar pra ver se lotava a sala antes). Odiei, filme bobo, fica dois terços fazendo gracinhas visuais, tentando criar um universo meio próprio, mas não consegue (para um não-fã), e o terço final separado, querendo ser tenso... mas você definiu bem, foi bem insosso o negócio.
    Detalhe 1 - deprê o Harry Potter dando uma de pegador pra cima da garçonete no incício? Ali sim rolou uma ficção.
    Detalhe 2 - todo vilão do filem tem que fazer careta ou cara de malvadão? Ed woodiaram.

    ResponderExcluir