domingo, 12 de julho de 2009

not enough evidence, god

LIVROS - FLIP - DIA 1 - a flip 2009 não poderia ter começado melhor para mim. tenda dos autores para assistir a uma mesa com rafael coutinho (o filho do laerte), fábio moon e gabriel bá (os gêmeos, mas não osgêmeos) e rafael grampá. pode parecer estranho uma mesa de quadrinhos em um evento em que os convites são invariavelmente criticados (se são para personalidades, a flip se vendeu; se não vem ninguém conhecido, é a crise), mas há uns quatro anos art spiegelman é convidado. de qualquer maneira, é um grande pulo de um vencedor do prêmio pulitzer para quatro jovens brasileiros. tudo bem que no meio disso teve neil gaiman, mas sandman é um quadrinho absolutamente literário e, mesmo assim, ele havia sido convidade por seus romances. de qualquer maneira, eu estava um pouco temerosa de que esses garotos simplesmente não tivessem muito a dizer. mas todos se saíram muito bem. rafael coutinho foi o mais desenvolto e carismático. cachalote, que desenha a partir de roteiro de daniel galera, parece um quadrinho digno da editora canadense drawn & quarterly. mas não deixa de ser um tanto curioso que um desenhista (ele não escreve os roteiros) nunca publicado seja convidado pela flip (isso provavelmente não seria possível sem os amigos e o pai certo). os gêmeos também se saíram bem, e parecem ser os que mais mereciam o convite. conseguiram entrar para o mercado norte-americano sozinhos, levando seus fanzines para o comic con e conquistando espaço em séries importantes como umbrella academy. mas grampá talvez seja o que foi mais longe até agora, já que recebeu um eisner por um trabalho autoral e individual, mas contou com um impulso dos próprios gêmeos para começar. enfim, parece que podemos esperar grandes coisas de todos eles.

à tarde, assisti à mesa dos chineses (xinran e ma jian), mas fica muito difícil comentá-la, dada a fraca tradução simultãnea do mandarim. o que me leva a duas questões: é realmente impossível fazer uma tradução simultânea de qualidade ou essa atividade apenas não está devidamente desenvolvida no brasil? é impossível passar para o português uma língua tão simbólica como o chinês ou simplesmente não se estuda a língua no brasil como se deveria? de qualquer maneira, xinran é absolutamente adorável.

a última mesa do dia foi uma das melhores da flip. nos 200 anos do nascimento de darwin e 150 da publicação de a origem das espécies, richard dawkins falou a maior parte do tempo sobre deus. e há muito sobre o que se refletir depois de assistir a este homem carismático e convincente falando. de acordo com ele, a religião não traz nada de bom. nem mesmo conforto. se todos encarássemos a vida como ela é, uma existência desprovida de um sentido além da transmissão do gene egoísta, nos preocuparíamos apenas em ser felizes com o tempo que temos, e não viveríamos sempre com medo. quando perguntado sobre o que diria a deus se morresse e desse de cara com ele, dawkins deu uma resposta dupla: "not enough evidence, god" e "which god are you?".

Um comentário:

  1. eu sinto de que eu sou um pato e minha mulher uma franga. isso é tudo o que eu tenho a dizer sobre o ma jian.
    e go dawkins!!

    ResponderExcluir