domingo, 28 de junho de 2009

please, please: put it down. you'll never finish it. start something else

LIVRO - THE COMPLETE POLYSYLLABIC SPREE – NICK HORNBY – duas coisas que eu aprendi com essa coletânea das colunas do nick hornby para a revista believer:

1) você sempre vai comprar mais livros do que consegue ler. não tente lutar contra esse fato. é humanamente impossível ler tudo o que se deve ou deseja em 80 ou até 100anos. para compensar essa limitação, o universo nos dá o direito de comprar alguns que simplesmente precisamos ter, nem que seja apenas para ler a orelha ou ostentar na biblioteca.

2) ninguém é obrigado a terminar um livro. se você não está gostando, pare no meio. nada de ruim vai acontecer com você. confesso que sempre achei que precisava fazer valer o esforço das páginas já lidas e, ao mesmo tempo, esperava por um final maravilhoso que redimisse todo o meu sofrimento. mas hornby abriu os meus olhos. não há tempo para isso.

se alguém pretende ler este livro (eu tenho uma edição de bolso da penguin, mas ele acaba de ser lançado pela rocco como frenesi polissilábico), é bom saber quem é o polyphonic spree (hornby chama a entidade que controla a believer de polysyllabic spree). o hit deles, que nem chega a tanto, é light & day (veja aqui), que faz parte da trilha sonora de... SIM! brilho eterno de uma mente sem lembranças! tem também um capítulo de scrubs (aqui! e viva o youtube!) em que o grupo todo entra em um quarto do sacred heart e começa a cantar em meio a bexigas.

Um comentário:

  1. depois de ler o diario de um mago, resolvi comprar mais alguns livros do mesmo e famoso autor
    não tive a sensação de tempo perdido nem de dinheiro disperdiçado, mas é duro ouvir seus amigos dizerem "não te disse?"

    ResponderExcluir